Os “sobrinhos” te incomodam?

Os “sobrinhos” te incomodam?

20/02/2019 Uncategorized 0

Sim, eles estão por toda parte. Seja na rua, na chuva, na fazenda ou numa casinha de sapê, eles continuarão praticando o que sabem fazer de melhor: cobrar valores absurdamente baixos com o intuito de “roubar” clientes de profissionais sérios. Estamos falando dos “sobrinhos”.

Mas antes, preciso contar uma história para vocês…

Comecei a trabalhar com TI em 2001, mais especificamente com Programação Web e Comunicação Visual.

Nesta época a Internet era bem complicada, lenta e rara para alguns. Não existiam vídeo tutoriais, twitter, youtube, behance, linkedin e derivados…

Foi uma época de muitas transições, minha vida era da típica “família Kodak”, e nesse período virou de ponta cabeça, tive que assumir tarefas da casa, trabalhar em 2 empregos para poder pagar minha Faculdade, dar aula de sábado e pegava computadores para arrumar aos finais de semana para que toda a conta fechasse.

Onde eu quero chegar com tudo isso? Sim, eu já fui um “sobrinho”.

O sobrinho é uma condição temporária.
O sobrinho que tá fazendo cagada no design talvez esteja juntando dinheiro para pagar um curso. Ou talvez só para gastar na balada. Quem sabe…
Ele pode ser um péssimo designer ou programador mas ainda assim, ele é um.

Na Internet, ele pode ser o que quiser.

“Não se incomode com os sobrinhos”, eles sempre vão existir. E o que você está fazendo para se diferenciar de um sobrinho? Já parou para pensar quem é você nesse mundão?

Como assim? A partir do momento que você se torna um profissional, é comum identificar seus concorrentes. São aqueles cujo trabalho se aproximam do seu, chamando a atenção do seu cliente em potencial, que abre uma disputa pra ver com qual profissional irá fechar o negócio: você ou o outro.

Até aí, tudo na normalidade. Isso faz até um bem para o mercado.

Mas é aí que está o “X” da questão. Você já parou para pensar quem são seus concorrentes diretos? Consegue listar pelos menos três?

Se você concorre diretamente com sobrinhos, algo deve estar errado. O Walmart não é concorrente direto da vendinha do Zé da esquina. A Coca-Cola não se incomoda com aquele refrigerante com gosto de remédio que pode ser comprado por 1 real. Consegue entender o ponto?

É normal reclamar dos sobrinhos. Mas cuidado para que isso não comece a lhe incomodar demais. É muito melhor focar o tempo, os recursos e a atenção no trabalho, no diferencial e no conhecimento, para que a distância entre você e o “carinha que faz site por 50 reais” só aumente.

O mundo é seu e dos sobrinhos também.

Vida longa aos sobrinhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *