Cálculos com porcentagem – Excel 2019

Cálculos com porcentagem – Excel 2019

28/07/2020 Dicas excel 0

Hoje vou falar um pouco sobre cálculos e detalhes sobre como se trabalhar com porcentagem (%) no Excel.

As práticas que mostrarei aqui funcionam nas versões anteriores do software e não apenas na versão 2019. Entender este dependerá de um conceito básico sobre formulas no Excel e um pouco de matemática básica.

Como o Excel entende a Porcentagem

Quem usa o Excel está acostumado a utilizar o sinal de porcentagem (%) mas algumas vezes se perde quando necessita fazer uma conta com o valor digitado ou formatado com “%”.

Isso acontece por que a “%” para o Excel é um tipo de formatação convertida automáticamente pelo Excel, tanto faz formatar como “%” ou digitar a “%” no fim do número.

Para o excel 10% é igual a 10/100 que é igual a 0,1, usar qualquer uma dessas formas é o mesmo que 10%. Por isso, diferente da maior parte das calculadoras, quando digitamos “=100+10%” no Excel ele não resultará em 110, mas sim em 100,1. Por que? Vamos executar essa conta como o Excel faria, veja:

=100+10%
=100+10/100
=100+0,1
=100,1

Compreendendo isso, que 10% é igual a 10/100 que é igual a 0,1, fica muito mais simples o trabalho com porcentagens no Excel.

Agora vamos ver como podemos fazer os cálculos mais comuns com porcentagens no Excel.

Descobrir a Porcentagem de um Valor no Excel

Uma das operações mais comuns com porcentagem é quando desejamos saber o quanto vale uma porcentagem de um determinado valor. Por exemplo se eu quero saber quanto vale 10% de 100 no Excel eu uso a seguinte formula “=100*10%” e ele responderá 10. Veja como ele faz:

=100*10%
=100*(10/100)
=100*0,1
=10

Por isso podemos fazer a mesma conta de várias formas:

Descobrir a Porcentagem que um Valor menor representa de um Total maior

Muito comum também é ter um valor e desejar saber qual a porcentagem deste valor referente a um total. Por exemplo, eu quero saber quantos por cento 10 é de um total de 100. Neste caso basta dividir o valor pelo total, no Excel seria “=10/100” que resultaria em 0,1 que quando formatado como porcentagem ficaria 10%. Veja:

Somar Porcentagem no Excel

A soma e a subtração de porcentagem no Excel é uma das maiores causas de erros, pois como algumas calculadoras (a grande maioria) fazem essa conta implicitamente nos desacostumamos a fazê-la da forma correta como o Excel faz.
Se você simplesmente somar uma porcentagem, como faz em uma calculadora, o resultado será bem diferente do real matemático no Excel, veja:
=100+10%=100+10/100=100+0,1=100,1
Supondo que eu queira somar 10% a 100 no Excel eu faria o seguinte “=100*(1+10%)” que resultaria em 110. Vejamos como o Excel faz essa conta:
=100*(1+10%)=100*(1+10/100)=100*(1+0,1)=100*1,1=110
Baseado neste processo de execução podemos realizar uma soma de porcentagem de várias com várias fórmulas conforme a imagem abaixo.

Subtração de porcentagem

Os problemas da subtração de porcentagem é o mesmo da soma, o Excel a interpreta como matemática simples diferente das calculadoras de bolso.
Veja se eu tentar simplesmente subtrair veja como seria o processo:
=100-10%=100-10/100=100-0,1=99,9
Então para um resultado correto é necessário usar uma formula semelhante a da soma alterando apenas o sinal. Se eu desejar subtrair 10% de 100 eu faço “=100*(1-10%)” e o resultado será 90.
=100*(1-10%)=100*(1-10/100)=100*(1-0,1)=100*0,9=90
Da mesma forma que na soma de porcentagem podemos aplicar qualquer um dos estágios do calculo como uma formula básica.

Acrescer ou Embutir uma Porcentagem a um Valor

Algumas vezes queremos acrescer ou embutir uma porcentagem a um Valor, isso é diferente de somar incluindo o contexto.
Por exemplo suponha que eu pague 10% de imposto sobre um serviço que presto que custa R$100,00 e eu quero Embutir este imposto ao custo. Neste caso eu não posso simplesmente somar, veja:
=100*(1+10%)=100*(1+10/100)=100*(1+0,1)=100*1,1=110
Parece que deu certo né? Bom você faz a venda e subtrai 10% sobre o valor que passou ao cliente (R$110,00) então faça a subtração do imposto e veja quanto lhe sobrou:
=110*(1-10%)=110*(1-10/100)=110*(1-0,1)=110*0,9=99
Ou seja, você acaba de perder R$1,00. Para evitar isso você deve Embutir ou Acrescer o imposto e não Somar. Na mesma situação citada acima onde eu preciso embutir 10% ao valor de R$100,00 eu faria assim no Excel “=100/(1-10%)” e o resultado seria 111,11, veja:
=100/(1-10%)=100/(1-10/100)=100/(1-0,1)=100/0,9=111,11
Pode até parecer estranho mas agora tire a prova e subtraia 10% de 111,11.
=111,11*(1-10%)=111,11*(1-10/100)=111,11*(1-0,1)=111,11*0,9=100
Assim não terá prejuízo nenhum, veja um exemplo de aplicação:

Caso tenham alguma dúvida ou sugestão basta comentar logo abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *