5 dicas para se tornar um UX/UI Designer

5 dicas para se tornar um UX/UI Designer

24/02/2023 Dicas Inspiração 0

Aí está uma profissão que deve ter cada vez mais demanda daqui pra frente, já que denota um profissional que está em franca ascensão no meio do design, responsável direto pela satisfação que um usuário tem ao utilizar algum produto ou serviço digital.

O que é UX/UI Designer?

É o nome dado ao designer que atua tanto com UX (User Experience, ou Experiência do Usuário) quanto com UI (User Interface, ou Interface do Usuário), áreas capazes de tornar nossos dias ainda mais práticos e eficientes.

Em suma, o UX/UI Designer precisa pensar em todos os elementos que possibilitam interações com interfaces de produtos e serviços digitais (UI), de modo que essa interação traga a melhor experiência possível ao usuário (UX).

UX e UI são áreas aplicadas em praticamente tudo o que interagimos hoje, da interface de uma Smart TV ao sistema operacional do seu smartphone ou à forma com a qual sua assistente virtual reage em relação às suas solicitações.

Dicas práticas para trabalhar com UX e UI Design

1 – Conheça os princípios de UI

Antes de se tornar um UX/UI Designer, é importante conhecer alguns princípios do design. Se você já atua na área, então provavelmente já sabe quais são, mas nunca é demais destacá-los:

  • Cores: vocabulários, fundamentos e psicologia das cores.
  • Contraste: o uso do contraste para organizar informações, criar foco e construir hierarquias.
  • Equilíbrio: simetria e assimetria.
  • Tipografia: escolha de fontes para ter textos facilmente legíveis.

2 – Aprenda o processo criativo de UX

O processo criativo é um conjunto de etapas do UI e UX Design com que todos os profissionais criativos se deparam, e é importante saber quais são essas etapas.

  • Descobrir: o início do projeto, quando os designers começam a pesquisar, coletar inspirações e reunir ideias.
  • Definir: estágio em que os designers definem uma ideia extraída da fase de descoberta. É a partir daqui que um briefing criativo será criado com clareza.
  • Desenvolver: nessa etapa, soluções ou conceitos são criados, prototipados, testados e repetidos. Com tantas tentativas e erros, os designers poderão melhorar e refinar suas ideias em prol da melhor solução possível.
  • Entrega: por fim, chega o momento da entrega, em que o projeto final é concluído, produzido e lançado.

3 – Comece a prestar mais atenção ao design

Se você já trabalha em algum segmento correlato, então já faz isso intuitivamente. Porém, caso venha de outra área, uma recomendação fundamental é que comece a se atentar ao design em tudo o que o rodeia.

Porque o logo de um app fica na posição “A”, não na “B”? Porque o botão foi colocado no final da página de um site, e não no início? Qual foi o motivo que levou o designer a escolher uma cor específica naquela seção do aplicativo?

Essas são escolhas que não foram feitas por acaso e passam diretamente pelas atribuições de quem trabalha com UX e UI, que provavelmente influenciam em sua usabilidade e experiência mesmo sem que conheça os critérios técnicos por trás disso.

Ao se atentar mais a esses e outros pontos, você começará a entender melhor como funciona o UI e UX, como andam de mãos dadas e fazem sentido para cada projeto.

4 – Cerque-se de design de qualidade por todos os lados

Além de se atentar ao que você já costuma usar em seu dia a dia, vale a pena dedicar seu tempo aos trabalhos de outros designers.

Behance e Dribbble são duas plataformas de portfólio bastante conhecidas, com trabalhos de usuários de todo o mundo, bem como o Awwwards, com a diferença de que este último atua como um prêmio que reconhece o talento e os esforços dos melhores designers, desenvolvedores e agências do mundo.

Quanto maior for o seu mergulho em design de qualidade, mais atento você estará às tendências e principais conceitos, o que certamente te ajudará a ter boas inspirações para seus futuros projetos.

5 – Leia artigos sobre design diariamente

Essa é uma dica que serve para todos, tanto os que já atuam no segmento quanto os que vêm de outras áreas: a leitura de artigos de design em geral e também os mais específicos, sobre UI e UX Design.

Como as tendências mudam muito rapidamente, é fundamental estar de olho nas maiores novidades do mercado. Além disso, cases de sucesso e tutoriais também são muito relevantes para estar melhor preparado para as futuras demandas que pode receber em sua trajetória.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *