Permissões implícitas e explícitas

No contexto do Windows Server, as permissões de acesso são aplicadas a recursos como arquivos, pastas, compartilhamentos de rede, impressoras e outros objetos do sistema operacional. As permissões de acesso são gerenciadas principalmente por meio do Sistema de Controle de Acesso (ACL) e do modelo de segurança baseado em permissões.
Quando se trata de permissões explícitas e implícitas, a regra geral é que “Negar” prevalece sobre “Permitir”. Isso significa que se um usuário ou grupo tem permissões de negação explícitas para um recurso, essas permissões terão precedência sobre quaisquer permissões de concessão (permitir) que possam ter, seja de forma explícita ou implícita.
.
Para entender melhor:
Permissões Explícitas:
Se um usuário ou grupo é explicitamente negado (DENY) de acessar um recurso, essa negação terá prioridade sobre qualquer permissão de permitir atribuída ao mesmo usuário ou grupo.
Permissões Implícitas:
As permissões implícitas, muitas vezes associadas a grupos padrão do sistema (como “Usuários” ou “Convidados”), também podem ser negadas explicitamente, e essa negação terá precedência sobre quaisquer permissões implícitas de concessão. Porém, seguindo as melhores práticas da Microsoft, você só concede permissão de negar explícita se tem certeza que aquela pasta, arquivo ou recurso, nunca estará acessível para o usuário ou grupo X. Sempre que precisar tirar uma permissão, faça de forma IMPLÍCITA. Veremos alguns exemplos na prática.
,
Essa abordagem ajuda a evitar situações em que permissões de concessão acidentais ou não intencionais possam comprometer a segurança do sistema. No entanto, é fundamental gerenciar cuidadosamente as permissões para evitar possíveis conflitos e garantir que os usuários tenham o acesso necessário para realizar suas tarefas, sem comprometer a segurança do sistema.